quarta-feira, 14 de março de 2012

O respeito repele o preconceito: A música como instrumento


A música é objeto de encantamento, que aflora sensações de alegria, de comoção, de bem-estar. Como docente, descobri o prazer da alfabetização com música e assim conduzi meu trabalho de letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, tanto com as crianças pequenas, quanto com os adultos, durante mais de duas décadas.
No decorrer desse trabalho, especialmente com jovens e adultos, pude perceber a importância de se adentrar sua cultura musical, sem preconceitos, abandonando os rótulos do bom e do mau-gosto imposto por aquilo que batizei de elitização cultural. O resultado foi sempre precioso. Só se pode apreciar (ou não) aquilo que se conhece, e não é segredo para ninguém que aprendemos a gostar daquilo que nos é familiar. Logo, o exercício de conhecer a diversidade musical é determinante para o desenvolvimento do senso estético (e por que não, crítico?), a criatividade e sensibilidade de nossos alunos.
O vídeo que disponibilizo aqui é uma sedutora mistura do erudito com o rap, numa harmonia contagiante, tanto pela rebeldia de seus resultados, quanto pela inovação que evoca. Uma apresentação que tive o imenso prazer de contemplar na Sala São Paulo, em 13/03/2012, na cerimônia de premiação do Instituto da Cidadania Brasil, com a presença de crianças e jovens de escolas de todo o Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário